Acidentes graves e catástrofes
Acidentes graves e catástrofes de origem natural e tecnológica podem ocorrer inesperadamente e no contexto de vulnerabilidades e riscos locais, causando vítimas, danos e prejuízos materiais e socioeconómicos.
O conhecimento dos riscos, por parte da população, procedimentos de segurança e comportamentos adequados não é apenas responsabilidade do Estado e das autoridades, mas também um dever de cidadania.
Para além dos residentes em zonas de risco, mais familiarizados com os constrangimentos locais e as precauções a tomar, todos os cidadãos devem tomar conhecimento dos principais riscos coletivos, riscos que podem afetar a todos, e respetivas medidas de autoproteção em caso de ocorrência de acidente grave ou catástrofe.
Acidente Grave
Acontecimento inusitado com efeitos relativamente limitados no tempo e no espaço, suscetível de atingir as pessoas e outros seres vivos, os bens ou o ambiente.
Catástrofe
Acidente grave ou série de acidentes graves suscetíveis de provocarem elevados prejuízos materiais e, eventualmente, vítimas, afetando intensamente as condições de vida e o tecido socioeconómico em áreas ou na totalidade do território nacional.
LIGUE 112
Em qualquer caso de emergência, de Norte a Sul do país, o número 112 – Número Europeu de Emergência - pode ser ligado através dos telefones das redes fixa e móvel.
A chamada é gratuita e é atendida de imediato pelos centros de emergência que acionam os sistemas médico, policial e de incêndio, consoante a situação verificada.
Antes de ligar 112, informe-se sobre os pormenores fundamentais da ocorrência:
ONDE (local exato da ocorrência): rua, n.º da porta, estrada (sentido ascendente ou descendente), pontos de referência;
O QUÊ (tipo de ocorrência: acidente, incêndio florestal ou outro, parto, doença súbita, intoxicação, etc.);
QUEM (Vítima/doente, número de vítimas, queixas).
A eficácia do socorro depende da sua colaboração!