• geral@cmhorta.pt
  •  +351 292 202000 (rede fixa nacional)
  • GAM Dias úteis: 8:45 - 16:00
 

Presidente da Câmara Municipal da Horta congratula Governo Regional pelo lançamento do concurso público para aquisição de equipamento de Ressonância Magnética para o Hospital da Horta

O Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, congratula o Governo Regional dos Açores, na pessoa da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Dra. Mónica Seidi, pelo lançamento do concurso público para a aquisição do equipamento de imagiologia por ressonância magnética destinado ao Hospital da Horta.

“Este importante passo representa um marco significativo no processo de qualificação da resposta hospitalar na ilha do Faial, contribuindo decisivamente para a melhoria da prestação de cuidados de saúde à população do Triângulo e do Grupo Ocidental”, sublinha o edil faialense.

Carlos Ferreira destaca que a instalação deste equipamento representa “um salto gigante na prestação de serviços de saúde no Faial, essencial para garantir diagnósticos mais rápidos, um melhor acompanhamento clínico dos utentes e, acima de tudo, para reduzir a necessidade de deslocações dos doentes para outras ilhas ou para o continente”. O autarca refere ainda que este concurso público, agora publicado em Jornal Oficial, constitui um passo determinante para a concretização de uma ambição há muito partilhada pela comunidade faialense.

Afirmando a necessidade de reforçar os recursos humanos na área da saúde, tanto no Hospital da Horta como na Unidade de Saúde da Ilha do Faial, Carlos Ferreira reafirma a total disponibilidade do Município para continuar a colaborar com o Governo Regional na construção de um sistema de saúde cada vez mais robusto, acessível e de qualidade, ao serviço de toda a população.

Esta mensagem já havia sido transmitida à titular da pasta da Saúde, numa reunião realizada em fevereiro, nos Paços do Concelho. Na ocasião, o autarca faialense teve a oportunidade de salientar a importância dos investimentos em curso no Hospital da Horta, nomeadamente a requalificação e ampliação do Bloco A, um investimento de cerca de 9 milhões de euros, assim como discutir a intervenção prevista para o Bloco B, o processo de aquisição de um novo equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC), e a ambição e necessidade de concretização de um equipamento de ressonância magnética.

Durante a mesma audiência, Carlos Ferreira congratulou ainda o Governo Regional pelo reforço do investimento em equipamentos hospitalares — que entre 2021 e 2024 ultrapassou os 4,375 milhões de euros — e pelo aumento da atividade assistencial registado na unidade hospitalar, traduzido num maior número de cirurgias e consultas realizadas.

Todos os sites do Município da Horta utilizam cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Mais informações