3.ª edição da Semana da Juventude arranca no Faial com foco na inteligência artificial e literacia financeira

O Município da Horta deu hoje início à 3.ª edição da Semana da Juventude, “uma iniciativa que se tem afirmado como um momento de encontro, partilha e inspiração para os jovens do Faial”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Horta.
Na sessão de abertura, que decorreu num Teatro Faialense repleto de jovens, Carlos Ferreira destacou a relevância do evento e o seu crescimento ao longo dos anos, e realçou que este ano a Semana da Juventude centra-se em dois temas fundamentais para o presente e futuro das novas gerações: Inteligência Artificial e Literacia Financeira.
“A revolução tecnológica a que assistimos, e que vivemos, exige de cada um de nós, e em especial dos jovens, um olhar atento e uma preparação sólida para os desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial nos traz. Ao mesmo tempo, a literacia financeira assume-se como uma ferramenta essencial para a autonomia, para a tomada de decisões informadas e para a construção de um futuro sustentável”, frisou.
A programação desta edição inclui diversas atividades de lazer e formação, destacando-se, logo após a sessão de abertura, a apresentação do projeto pedagógico GPS, pelo artista Cifrão. Os mais de 120 alunos presentes tiveram a oportunidade de conhecer este projeto focado na orientação vocacional, no desenvolvimento pessoal e na construção de um projeto de vida.
Na ocasião, e à semelhança dos anos anteriores, o edil faialense destacou o Open Day, que reunirá representantes da Universidade dos Açores, da Universidade de Aveiro e da Universidade da Beira Interior, além de várias entidades parceiras, como a Escola do Mar dos Açores, a PSP, GNR, Exército e Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial.
Ao longo da semana, serão também promovidas sessões formativas sobre Inteligência Artificial e Literacia Financeira para os alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga, da Escola Profissional da Horta e da Escola do Mar dos Açores.
Uma das grandes novidades desta edição é o lançamento do desafio Chamarrita Escolar, que irá decorrer no campo sintético da Escola Secundária Manuel de Arriaga, promovendo a tradição e a alegria entre os jovens do concelho.
O Município da Horta promove ainda, em parceria com a AJIFA - Associação de Jovens da Ilha do Faial, um Festival de Música que promete animar o fim de semana.
Durante a sua intervenção, Carlos Ferreira reforçou ainda o compromisso da Autarquia faialense com políticas municipais direcionadas à juventude, através do apoio ao associativismo jovem, do incentivo ao desporto e da criação de oportunidades para a participação ativa dos jovens na vida cívica e cultural.
O edil faialense deixou ainda uma palavra de agradecimento aos parceiros da Semana da Juventude, reforçando o empenho da autarquia em continuar a trabalhar para garantir aos jovens faialenses oportunidades que os preparem para os desafios do futuro.
A Semana da Juventude decorre até 5 de abril, prometendo momentos de aprendizagem, diversão e crescimento para todos os participantes.