Horta no epicentro do Cluster do Mar

Sob o tema “Faial como Silicon Valley dos Oceanos”, a Escola do Mar dos Açores recebeu a conferência internacional “Smart Ocean Days”, durante os dias 13 e 14 de março. Uma organização da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA), em parceria com o Fórum Oceano e a Blue Oasis, que visa inspirar, conectar e empoderar profissionais, empreendedores e investigadores do setor marítimo.
A Câmara Municipal da Horta esteve presente nesta conferência, fazendo-se representar pelo Vereador Eduardo Pereira, sendo este um dos oradores convidados a abrir a sessão.
Na ocasião, o responsável da pasta do Ambiente, realçou o papel de “pólo de desenvolvimento científico e tecnológico” que a cidade da Horta tem vindo a desempenhar, fazendo menção à construção do Tecnopolo MARTEC, uma obra que reforça a posição do Faial na investigação marítima.
Eduardo Pereira relembrou que a Ilha do Faial é sede da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores e do Instituto de Investigação Okeanos, realçando ainda o papel fundamental da Escola do Mar dos Açores e da ADFMA no desenvolvimento da Zona Livre Tecnológica e na construção da primeira pista da Região para aeronaves não tripuladas, cujos terrenos foram cedidos pelo Município.
“O mar dos Açores é um veículo privilegiado para o reforço da promoção do arquipélago a nível nacional e internacional”, referiu o autarca, com o propósito de enfatizar o papel estratégico da parceria com a EMA, que permite ao Município “cooperar com o Estado, tanto a nível nacional quanto regional, promovendo um desenvolvimento sustentável e inovador.”