• geral@cmhorta.pt
  •  +351 292 202000 (rede fixa nacional)
  • GAM Dias úteis: 8:45 - 16:00
 

Do Atlântico para o Mundo: Açores apresentam candidatura a Cidade Europeia do Vinho na BTL

 
Unindo saberes e sabores, os Açores querem fazer da cultura da vinha um ícone de referência no País e no Mundo. Com este intuito, Pico, Faial, Terceira, Graciosa e Santa Maria deram a conhecer na maior feira de turismo do país os vinhos, a cultura e a História que celebram a epopeia secular de gerações de
açorianos e que dão futuro a um dos mais importantes setores na Região.
 
Numa sinergia atlântica, os Municípios da Madalena, Lajes do Pico, São Roque, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Santa Cruz da Graciosa, Vila do Porto e Horta apresentaram, esta quinta-feira, na BTL, a sua candidatura conjunta a Cidade Europeia do Vinho 2026.
 
Dando a conhecer ao público este paraíso de escoadas lávicas, com uma das mais ricas biodiversidades da Europa, os Municípios açorianos enalteceram as singularidades desta Terra única, onde a serenidade abraça o mar, a cultura pulsa e o sabor da tradição se renova a cada instante.
 
Usando da palavra, Catarina Manito, Porta-Voz da Candidatura “Azores, The Best Reason to Toast”, sublinhou que esta é uma iniciativa supramunicipal que pretende transformar o rico património vínico açoriano num ativo estratégico.
 
“De mãos dadas, estes oito Municípios açorianos superaram diferenças e criaram laços de aspirações comuns, unidos num único desígnio, promover os nossos vinhos e o nosso enoturismo. Queremos afirmar os Açores como território vinhateiro da Europa e queremos afirmá-lo como um todo. Só assim, projetamos a nossa Região na Europa e no Mundo. É este o nosso propósito. É esta a nossa ambição”, destacou a autarca da Madalena.
 
⁠Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, “o setor vitivinícola pode ser um instrumento de desenvolvimento económico e territorial, pelo que o resgate da nossa história nesta área e o excelente trabalho que está a ser realizado, designadamente pela Adega do Vulcão, devem ser valorizados para cumprir este propósito”, defendeu o edil faialense.
 
Todos os sites do Município da Horta utilizam cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Mais informações