Câmara Municipal da Horta e Junta de Freguesia das Angústias requerem intervenção rápida do Governo Regional na Muralha do Castelo de São Sebastião

A Câmara Municipal da Horta e a Junta de Freguesia das Angústias reforçaram ao Governo Regional dos Açores, nesta quarta-feira, o requerimento de intervenção urgente na reabilitação do Castelo de São Sebastião, naquela freguesia da ilha do Faial.
Na missiva enviada por Carlos Ferreira à Presidência do Governo e Secretários Regionais com as tutelas do Mar, da Cultura e das Obras Públicas, após reunião com Bruna Gomes, Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, alerta-se para a progressiva degradação e para a recente queda de pedras da muralha daquele edificado, que é património histórico.
Os autarcas reforçam, assim, que esta intervenção deve ser iniciada “com a maior urgência”, recorrendo à verba inscrita no orçamento da Região para 2025.
“O problema da degradação do Castelo de São Sebastião é antigo, e já em 2002 o Governo Regional de então reconhecia a situação, que se agravou ao longo de duas décadas”, refere a missiva.
“Em 2019, ocorreu um agravamento significativo na sequência do furacão Lorenzo, com danos na muralha, que se continua a degradar, com a sucessiva queda de pedras, o que requer uma intervenção urgente e prioritária”, lê-se na comunicação assinada pelo Presidente da Câmara.
Registe-se que o Governo anunciou para breve a apresentação pública dos projetos de Reforço da Proteção Costeira e Recuperação do Castelo de São Sebastião, do Reduto da Patrulha e Muralhas adjacentes, estando inscrita no orçamento de 2025 uma dotação financeira de 195.700€, para um investimento plurianual.