Economia e empreendedorismo em reflexão na cidade da Horta

A cidade da Horta acolhe hoje e amanhã o V Encontro da Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores (RIEA).
Na presença de representantes de 17 incubadoras da região, do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e do Diretor Regional do Empreendedorismo e Competitividade, Bruno Belo, o Presidente da Câmara Municipal da Horta deu as boas-vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“É com enorme gosto que o Faial acolhe este importante encontro. Um encontro de partilha de conhecimento, de experiências e de aprendizagem e que serve também para explorar novas estratégias para promover o desenvolvimento e crescimento das empresas incubadas e, ao mesmo tempo, fortalecer o ecossistema empreendedor de uma região ou setor específico”, afirmou Carlos Ferreira.
Na ocasião, o autarca faialense apresentou o projeto da STARTUP FAIAL, a incubadora de empresas criada pelo Município da Horta, e que foi regulamentada no final de 2022, para candidatura ao Programa Açores 2030.
“Acreditamos que a STARTUP FAIAL potenciará, inequivocamente, um ecossistema de impacto reformista, integrador e transformador da cultura vigente, incentivando o aparecimento de novas ideias de negócio”, destacou, realçando a importância do estabelecimento e formalização de parcerias destinadas à criação de uma rede integrada de competências e sinergias, apta a prestar os serviços nas áreas da Incubadora, dos Negócios e do Investimento.
“Com este projeto, estamos a trabalhar no fortalecimento de um dos pilares estratégicos da governação municipal – a economia, estimulando o crescimento económico sustentável, a criação de emprego, a potenciação de condições de atratividade empresarial e do empreendedorismo”, frisou.
O edil faialense avançou ainda na sessão de abertura do encontro que “o Município está a adquirir um prédio urbano no centro da cidade da Horta, que reabilitará e transformará na sede da STARTUP FAIAL, no âmbito do referido quadro comunitário de apoio”.