Presidente da Câmara destaca espírito de serviço dos Autarcas, no Dia da Freguesia da Ribeirinha

A Ribeirinha assinalou, na passada sexta-feira, o Dia da Freguesia.
Na sessão solene comemorativa, o Presidente da Câmara Municipal da Horta lembrou o serviço dos autarcas à comunidade.
“Os autarcas, os atuais e os que nos antecederam, têm um compromisso central: servir!”, afirmou.
E Carlos Ferreira concretizou: “servir a freguesia, servir o Município, servir a nossa comunidade. É este o único compromisso que pode ter quem foi eleito pelos nossos concidadãos!”.
Relativamente ao Dia da Freguesia propriamente dito, o edil faialense realçou a parceria com a Junta de Freguesia, com vista à permanente defesa dos interesses da população.
“O Município vai continuar a trabalhar na Ribeirinha, em diálogo permanente com as suas forças vivas, tendo como principais objetivos promover o desenvolvimento económico, cultural e social da freguesia e melhorar a qualidade de vida da comunidade local”, frisou Carlos Ferreira, elencando os vários projetos que estão em curso, como a Requalificação da Zona Balnear da Boca da Ribeira, “que aguarda a elaboração de projeto de execução e subsequente candidatura ao Programa Açores 2030”.
Para o autarca, “a segurança e bem-estar da nossa população são fundamentais. Neste âmbito, solicitámos ao Governo Regional dos Açores a celebração de um Contrato ARAAL, fundamental para a resolução do problema das inundações provocadas pelas águas que vêm de montante, e que têm causado danos na via pública, oficina e habitações, para além dos constrangimentos na circulação rodoviária”, afirmou, acrescentando que “o Município já efetuou uma consulta de mercado para estabelecer o preço-base da obra e esperamos assinar em breve o referido contrato ARAAL”.
Carlos Ferreira acrescentou também que, relativamente ao desprendimento de pedras na encosta sobranceira ao Caminho de Acesso ao Farol, para além da interdição da estrada, o Município contratou o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) para fazer a prospeção e estudo sobre a consolidação do talude.
Sobre a requalificação da rede viária municipal, “adjudicámos a elaboração de projetos de execução para 9 estradas, incluindo o Caminho do Canto, nesta freguesia”, frisou o autarca, lembrando que decorre neste momento a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), para o qual a freguesia tem legítimas expetativas.
Na área da habitação, o Presidente da Autarquia salientou ainda que a elaboração, neste mandato, da Estratégia Local de Habitação, contempla a resolução de situações de carência habitacional também para agregados familiares da Ribeirinha.
Quanto ao ambicionado projeto de recuperação das ruínas do Farol da Ribeirinha, Carlos Ferreira adiantou que “o Município já abordou esta matéria com a Direção Regional da Cultura, aguardando-se a devida análise do Governo Regional dos Açores” e que a Câmara Municipal está a acompanhar o decorrer da Empreitada de Proteção do Porto da Ribeirinha, da responsabilidade do Governo Regional.
“Estes projetos permitem-nos olhar com confiança para a Ribeirinha, freguesia importante para a nossa ilha, que dá um contributo relevante para o futuro do Faial e dos Açores”, frisou.
Congratulando a Junta de Freguesia pela efeméride, o autarca realçou também que “em 2024, no âmbito da delegação de competências, o Município volta a colocar à disposição da Freguesia da Ribeirinha o valor de 44.250,00 euros, a que acresce a possibilidade de a autarquia usufruir de mais 10 mil euros, no âmbito dos Fundos de Investimento e de Aquisição de Equipamentos para a Junta de Freguesia.
Na sessão solene do Dia da Freguesia, Carlos Ferreira felicitou ainda os homenageados, nomeadamente a Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense, pelo seu centenário, e o Maestro Miguel Rodrigues e os músicos Manuel Eduardo Quaresma e Manuel Carlos Silveira da Rosa, pela dedicação à freguesia e à ilha do Faial.
📷: Junta de Freguesia da Ribeirinha