• geral@cmhorta.pt
  •  +351 292 202000 (rede fixa nacional)
  • GAM Dias úteis: 8:45 - 16:00
 

“Residência Universitária no Faial reforça tripolaridade da Academia Açoriana”, afirma Presidente da Câmara

A Câmara Municipal da Horta vai apoiar com 600 mil euros a construção de uma residência universitária na ilha do Faial.

O protocolo para a construção da residência universitária foi assinado entre a Autarquia e a Universidade dos Açores no passado dia 17 de maio, e a apresentação à comunidade académica, população e órgãos de comunicação social decorreu ontem nos Paços do Concelho.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta, este apoio assume-se como um importante reforço da capacidade do polo da Horta da Academia açoriana, cuja residência, a ser construída na freguesia das Angústias, trará à ilha do Faial 50 camas, no âmbito do Programa Nacional de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis.

“O Município da Horta assume o compromisso em melhorar as condições de vida dos estudantes, procurando dar resposta à crescente demanda por alojamento estudantil de qualidade a custos acessíveis e, consequentemente, atrair mais alunos para o campus da Horta da Universidade dos Açores”, afirmou Carlos Ferreira, realçando que o Município não deixará de prosseguir o desiderato de lutar pelo crescimento do polo da Horta da Universidade dos Açores.

“É imprescindível que a Academia avance para o alargamento da componente de ensino na ilha do Faial, especialmente nas áreas das ciências do mar, das pescas ou do ordenamento do espaço marítimo. O reforço do investimento regional e agora também municipal, confere à Universidade dos Açores meios e recursos adicionais, para reforçar a tripolaridade da academia açoriana”, declarou.

“Estamos de facto e em conjunto, nas dimensões política, empresarial, de ensino e de investigação, a criar condições para que o Faial preserve, e reforce a sua posição de motor da projeção atlântica de Portugal, a partir da Região Autónoma dos Açores”, frisou Carlos Ferreira.

Na sessão realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que contou com a participação da Magnífica Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e de um elevado número de académicos, o edil lembrou ainda que para o Município da Horta, a educação - nas suas múltiplas vertentes - constitui um pilar fundamental das políticas municipais, materializado em projetos como o “Bolsa 12”, o programa “Bem-Estar Docente”, o protocolo com a Fundação Gaspar Frutuoso para a atribuição de um prémio de mérito de ingresso no Ensino Superior da Universidade dos Açores, ao melhor aluno do concelho da Horta, e ainda o programa «Backhome – De Volta ao Faial», que apoia e procura incentivar o regresso à ilha dos estudantes que terminaram os seus estudos superiores, para exercerem a sua atividade profissional no concelho”, concluiu o autarca.
Na sessão de apresentação pública, Susana Mira Leal avançou que, a partir do ano letivo 2026-2027, o 2º e 3º anos da licenciatura em Ciências dos Oceanos passarão a ser lecionados no polo da Horta.

Galeria

Todos os sites do Município da Horta utilizam cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Mais informações