Câmara congratula Escola António José d’Ávila pelo galardão Eco-Escolas

A Câmara Municipal da Horta congratulou toda a comunidade escolar da EB 1,2/EA António José de Ávila pela conquista da bandeira Eco-Escolas, hoje hasteada naquele estabelecimento de ensino.
Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal da Horta realçou que a consciencialização das crianças e jovens para a conservação da natureza é essencial para a sustentabilidade ambiental.
“Salvar o planeta começa pela nossa ilha e com a implementação dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Comportamentos como fazer a separação dos resíduos e colocá-los nos recipientes corretos são essenciais para a preservação do meio ambiente”, afirma Carlos Ferreira.
“Ao cuidarmos do meio ambiente, estamos a proporcionar uma melhor qualidade de vida às gerações presentes e vindouras. Deste modo, é fundamental incutir na nossa comunidade, especialmente nas gerações mais jovens, o respeito pela natureza, pois a proteção ambiental deve ser uma responsabilidade de todos”, declara.
No dia em que se assinala do Dia Mundial do Ambiente, o autarca congratulou a instituição pelo trabalho desenvolvido nesta área. “A Escola Básica Integrada da Horta faz assim verdadeira pedagogia ambiental e colabora ativamente para um mundo melhor, aquele que todos gostaríamos de deixar a estas crianças”.
Acompanhado pela técnica municipal, Engª Sofia Matos, o edil visitou ainda a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos relativos ao Eco-Escolas, projeto ao qual a Câmara Municipal da Horta se associou em 2002, somando mais de 22 anos de parceria ativa nesta área.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE (atualmente designada ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação), e pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.