Município apoia EBI da Horta no projeto do Plano Nacional das Artes “Re-cria/Recreios II: Larga o Telemóvel!"

O Presidente da Câmara esteve presente na inauguração do projeto Re-cria/Recreios II: Larga o Telemóvel!, concretizado no âmbito do Plano Nacional das Artes (PNA) pela Escola Básica e Integrada da Horta (EBI).
A EBI foi no ano letivo anterior a primeira entidade do concelho a aderir ao PNA com o projeto Re-cria/Recreios, o qual teve por objetivo pensar e recriar os espaços de recreio e lazer dentro do perímetro escolar, e este ano deu continuidade ao projeto, focando os espaços interiores da escola e o combate ao “vício” dos telemóveis, considerado uma das causas de inibição da interação social entre os alunos e que pode contribuir para a apatia e falta de criatividade dos mesmos.
No âmbito destes dois projetos, a Câmara Municipal da Horta assinou dois protocolos com a EBI: em 2023 no valor de 3.750€ e em 2024 no valor de 4.500€.
O projeto contou ainda com o apoio do Município e da delegação da Secretaria Regional dos Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, no que respeita à cedência de materiais e utilização de equipamentos e com a participação de alunos e professores no restauro dos módulos antigos e na construção dos novos módulos de recreio para o interior da escola.
O projeto da EBI tem sido apresentado a nível regional e nacional, e tem sido uma referência nos objetivos delineados pelo Plano Nacional das Artes.
As mentoras do projeto foram a professora Rita Mendes e a Arqª Luísa Alpalhão, sendo que as peças/espaços foram idealizados e construídos pela artista residente Luísa Alpalhão com a colaboração de algumas turmas de 6º ano, na disciplina de Educação Tecnológica.
O Plano Nacional das Artes é coordenado por uma estrutura de missão, criada em 2019, pelos Ministérios da Educação e da Cultura e tem por objetivo tornar as artes, o património e a cultura mais acessíveis aos cidadãos, particularmente às crianças e aos jovens. Pretende ainda, incentivar o compromisso cultural das comunidades e organizações e desenvolver redes de colaboração e parcerias com entidades públicas e privadas.
No presente ano lectivo, à EBI da Horta juntou-se a Creche do Centro Comunitário do Divino Espírito Santo, com o projeto pedagógico Creche(r) com Arte.