• geral@cmhorta.pt
  •  +351 292 202000 (rede fixa nacional)
  • GAM Dias úteis: 8:45 - 16:00
 

Enoturismo Sustentável em destaque na ilha azul dos Açores

A ilha do Faial acolheu ontem a Conferência “Gastronomia e Vinho – Porque Ninguém é Feliz Sozinho”,  inserida no programa da conferência europeia "Desafios e Potencialidades dos Territórios Rurais”.

O Presidente da Câmara deu as boas vindas aos cerca de 30 participantes de 5 países diferentes,  e desejou muito sucesso para a conferência.

O Faial possui um clima temperado oceânico, com temperaturas médias anuais do ar que oscilam entre os 13 °C no Inverno e os 22 °C no Verão, e uma humidade relativa do ar em média acima dos 79%, “existindo condições para a produção industrial de vinho, sobretudo das castas autóctones açorianas - Arinto dos Açores, Verdelho e Terrantez do Pico - dando assim seguimento à tradição popular da produção de vinho para consumo familiar”, evidenciou o autarca.

Refira-se que no encontro esteve presente a empresa local “Adega do Vulcão”, com vinhas na zona dos Capelinhos, na Ilha do Faial.

Nesse sentido, Carlos Ferreira referiu ainda que a ruralidade da ilha, aliada ao seu caráter cosmopolita, faz da agropecuária no setor primário e do turismo no setor terciário, atividades de elevada relevância na ilha do Faial, abrindo espaço para “dar as boas-vindas ao enoturismo sustentável”.

“Constituindo uma das ilhas do “Triângulo”, o Faial procura também promover e valorizar a oferta enoturística, posicionando-a num contexto regional, nacional e europeu onde as potencialidades e desafios que se colocam aos territórios rurais, sobretudo com influência atlântica, são indiscutivelmente prioritários para a promoção e valorização dos Açores, enquanto “Destino de Enoturismo Sustentável”, reiterou.

A conferência europeia, fruto de uma candidatura ao programa ERASMUS, realizou-se nos Açores, passando pelas ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira e foi promovida pelas associações In Rural Europe e Iter Vitis - Os Caminhos da Vinha, em parceria com a AMPV - Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, a ARVP - Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e a RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho.

Todos os sites do Município da Horta utilizam cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Mais informações