• geral@cmhorta.pt
  •  +351 292 202000 (rede fixa nacional)
  • GAM Dias úteis: 8:45 - 16:00
 

Câmara da Horta lança campanha "Horta Turismo Sustentável" com entrega de reguladores de caudal a empresas do setor do turismo

A Câmara Municipal da Horta lançou, hoje, a campanha “Horta Turismo Sustentável”, com o início da entrega de reguladores de caudal a empresas do setor do alojamento turístico.

A iniciativa integrada na 2ª Semana Municipal de Desenvolvimento Sustentável resulta de uma candidatura ao programa PRORURAL+ (Media 7.6.1), tendo como objetivo “a sensibilização e redução efetiva de consumo da água no setor do turismo” evidenciou o Vice-Presidente da Câmara, Carlos Morais.

Ciente da importância das unidades de turismo para o desenvolvimento sustentável, o autarca esclareceu que “a campanha visa a instalação de reguladores de caudal em todas as unidades afetas ao alojamento turístico, como sejam Hotéis, Alojamento de Turismo em Espaço Rural e Alojamento Local”.

Refira-se que, de acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o consumo médio de água por hóspede/noite num hotel é de 345 litros, podendo este valor disparar substancialmente no caso de resorts ou hotéis com SPA e/ou piscinas.

Os reguladores de caudal disponibilizados pelo Município da Horta, são peças complementares de torneiras e chuveiros que, na substituição do tradicional filtro de rede, podem reduzir o fluxo de água em aproximadamente 50%, podendo ser instalados em equipamentos que não disponham de outras tecnologias economizadoras de água.

O princípio do funcionamento dos reguladores de caudal é a emulsão, isto é, a inserção de ar na água, a qual originará milhões de microbolhas. Desta forma, o fluxo de água poderá ser reduzido até metade sem perda de volume. A sensação será, por isso, de se estar a utilizar a mesma quantidade de água, mantendo a pressão e o conforto.

Segundo Carlos Morais, “o Município da Horta pretende com esta medida promover a redução substancial de água, promovendo a sustentabilidade ambiental e o uso eficiente de água, estando a partir desta data os equipamentos disponíveis para serem levantados, nos Paços do Concelho, pelos proprietários de todas as unidades afetas ao alojamento turístico na ilha do Faial”.

Todos os sites do Município da Horta utilizam cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Mais informações