Município da Horta inicia Curso de Português para emigrantes em parceria com a Direção Regional das Comunidades

O Município da Horta, em parceria com a Direção Regional das Comunidades, iniciou, ontem, o curso de Português para falantes de outras línguas, com o objetivo de promover a inclusão e a promoção da diversidade cultural, entre cidadãos estrangeiros residentes nos Açores.
Presente na abertura deste curso, a Vereadora da Câmara Municipal da Horta, Maria Antónia Dutra, realçou a importância da comunidade emigrante na ilha do Faial, a qual “enriquece muito a nossa ilha e a nossa comunidade, a nível económico, a nível cultural e a nível social”.
“A comunidade estrangeira na ilha do Faial representa 5,8% da população faialense, ou seja 833 emigrantes de 49 nacionalidades, sendo 428 homens e 405 mulheres, a maior percentagem de toda a Região Autónoma dos Açores”, referiu a autarca faialense.
Após a conclusão do curso, os formandos receberão um certificado, que representa um passo significativo no cumprimento de um dos requisitos necessários para a aquisição de nacionalidade portuguesa, a concessão de autorização de residência permanente e a obtenção do estatuto de residência de longa duração.
Devido à grande adesão, o curso ministrado pela formadora Filomena Pinheiro e com uma duração de 150 horas, foi dividido em duas turmas, com um total de 38 formandos, de várias nacionalidades.