Câmara Municipal da Horta associa-se ao Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro na iniciativa “Outubro Rosa”
Outubro é o mês dedicado a promover a consciencialização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio e divulgação de informação e formas de apoio à mulher e família.
Reconhecendo a importância desta temática, a Câmara Municipal da Horta associa-se ao Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) na iniciativa “Outubro Rosa” promovida pela LPCC, em representação da EUROPA DONNA e através do Movimento “Vencer e Viver”.
No âmbito da celebração do “Outubro Rosa - Mês da Prevenção do Cancro da Mama” o Edifício dos Paços do Concelho estará iluminado durante todo o mês com a Cor Rosa, de forma a sensibilizar a população faialense para esta temática.
O Município será também parceiro na organização da caminhada solidária "Vive a Vida" que se realizará no próximo no dia 28 outubro, pelas 10h00, com saída da sede da Delegação do Faial da Liga Portuguesa contra o Cancro, sendo as inscrições gratuitas, mas obrigatórias.
Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o cancro da mama é o tipo de cancro mais incidente na mulher, estimando-se que, em 2020, no nosso país, 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e 1800 tenham morrido com esta doença. No entanto, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.
A LPCC alerta ainda que se diagnosticado e tratado precocemente, o cancro da mama tem uma taxa de cura superior a 90%, por isso sensibilizar e prevenir são os melhores remédios.
O Núcleo Regional dos Açores desenvolve um conjunto de projetos e iniciativas no âmbito da missão, objetivos e orientações estratégicas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia