Município da Horta comemora Mês da Música com várias iniciativas

O Município da Horta promove durante o mês de outubro, pelo segundo ano consecutivo, uma programação especial dedicada à música, tendo como ponto de partida o Dia Mundial da Música, que se assinala anualmente a 1 de outubro, data instituída, em 1975, pelo International Music Council.
Com esta iniciativa, o Município pretende proporcionar aos faialenses e a todos aqueles que visitam a ilha um vasto e eclético programa cultural e musical em diferentes espaços do concelho.
O programa inicia-se no dia 7 de outubro com o concerto "Cantando Histórias" com Filipe Fonseca e Victor Rui Dores e a participação dos convidados Cristina Pinheiro (músico) e Heitor Aghá Silva (escritor), que acontecerá na Casa Manuel de Arriaga, pelas 21h30, cuja entrada é livre.
Nos dias 20 e 22 de outubro, a Câmara Municipal da Horta organiza o I Festival de Bandas Filarmónicas da Ilha do Faial, no qual participam as 8 Filarmónicas do concelho: Filarmónica Artista Faialense, Filarmónica Nova Artista Flamenguense, Filarmónica Unânime Praiense, Filarmónica União Faialense, Filarmónica Euterpe de Castelo Branco, Filarmónica Lira e Progresso Feteirense, Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense e Filarmónica Lira Campesina Cedrense. A iniciativa, com entrada livre, terá lugar no Polivalente dos Flamengos, pelas 21h00, e integra as Comemorações dos 50 anos da Casa do Povo dos Flamengos.
Este festival tem como objetivo a dinamização da atividade cultural e o associativismo, reconhecendo e promovendo o trabalho desenvolvido pelas coletividades locais em prol da cultura.
A Câmara Municipal da Horta continua assim, no âmbito da programação da "Horta Cultural", a reforçar a visibilidade e a importância destas instituições no meio social, cultural e artístico, procurando igualmente dar expressão à representatividade que os agentes musicais têm no concelho, promovendo o convívio e a partilha de experiências entre músicos, maestros e direções.
Para a Autarquia Faialense, as Bandas Filarmónicas constituem verdadeiras escolas de valores e são referências da cultura açoriana na integração da juventude.
O Mês da Música termina com a atuação do Ensemble de Clarinetes do Conservatório Regional da Horta no dia 29 de outubro, pelas 11h00, na Igreja de Pedro Miguel.