Assembleias participativas arrancam no âmbito do Orçamento Participativo Jovem da Horta
A 1ª Assembleia Participativa no âmbito da terceira edição do Orçamento Participativo Jovem da Horta (OPJH) decorreu, no dia 27 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Assim, inserido no programa da Semana da Juventude, teve lugar o Workshop “Projetos com Impacto”, ministrado pela Doutora Deborah Estima, no seguimento da parceria com a InUAc.
Na ocasião, foi ainda hasteada pela primeira vez a bandeira “Município Amigo da Juventude”, distinção atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) pela primeira vez ao Município Horta.
O selo, na categoria de 4 estrelas, foi atribuído no âmbito dos projetos e ações ligadas à juventude promovidas pela autarquia como são: o “Bolsa 12”, a Semana da Juventude, o Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento da Horta; o «Faial Habita»; as Bolsas de Mérito, atribuídas no Dia Internacional da Cidade Educadora; a parceria com o Instituto Europeu para a elaboração do Estudo dos Fatores de Risco em Crianças e Adolescentes, no âmbito do Plano de Ação de Prevenção e Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências; e o Orçamento Participativo Jovem.
Podem participar no OPJH jovens entre os 12 e os 35 anos com projetos que versem sobre os temas: Estilos de vida saudável; Desenvolvimento Sustentável; Artes e Criatividade; Cultura e Tradições; Oceanos; Igualdade, Cidadania e Não Discriminação e Bem-estar animal.
As candidaturas estão abertas até ao dia 31 de dezembro, sendo que as Assembleias Participativas continuarão a ocorrer nas restantes freguesias do Concelho até ao fim de novembro.