• geral@cmhorta.pt
  •  +351 292 202000 (rede fixa nacional)
  • GAM Dias úteis: 8:45 - 16:00
 

Faial celebra 130° aniversário da amarração do 1º Cabo Submarino na Horta

“Horta dos cabos submarinos” esteve em destaque no final da tarde deste sábado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na celebração do 130° aniversário da amarração do primeiro cabo submarino na Horta. 

Na sessão, resultante da parceria entre a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o Município da Horta e a Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta, o Presidente desta última, Prof. Melo Barreiros citou o decreto régio que mandou ligar o cabo telegráfico “com partida da foz do Tejo, a tocar em Ponta Delgada e amarrar na Horta, Ilha do Faial”. 

O Presidente da Câmara Municipal, na ocasião, exaltou “a importância fundamental da Cidade-Mar dos Açores, para as comunicações transatlânticas, nos séculos XIX, XX e XXI”.

Na sua intervenção, Melo Barreiros salientou ainda o facto do  Município entrar neste processo. “Pela primeira vez, a Câmara Municipal trata da «Horta dos cabos submarinos»”, destacou, frisando a importância do envolvimento do Município. 

Carlos Ferreira lembrou ainda a importância da concretização do aguardado Núcleo Museológico dos Cabos Submarinos - Trinity House e Joint Cable Station. “O Município acompanha e aguarda com atenção e expectativa o desenvolvimento deste processo”, afirmou.

Na sessão com o mote das ligações por cabos telegráficos foram abordadas as perspectivas de passado, presente e futuro das comunicações, sendo que palestraram ainda: Eng. John Ross,  Dr. Duarte Nuno Chaves, Diretor Regional dos Assuntos Culturais, Dra. Margarida Barreto, Diretora do Museu da Horta, Arquiteto Pedro Garcia e o Dr. João Beleza Vaz, Diretor da ANACOM Açores.

Todos os sites do Município da Horta utilizam cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Mais informações