Papel dos emigrantes faialenses em New Bedford em destaque na reunião dos dois autarcas
O Presidente da Câmara Municipal da Horta reuniu ontem com o Mayor de New Bedford.
No encontro com Jon Mitchell, foi destacado o papel dos emigrantes açorianos, e em especial os faialenses, em New Bedford, e estreitados laços que unem as cidades-irmãs, desde 1972.
“O Faial só tem a ganhar com a valorização da nossa comunidade emigrante. É um dever moral, mas também uma mais-valia para a projeção da ilha e para o nosso desenvolvimento”, defendeu Carlos Ferreira.
“É intuito deste executivo reforçar e aprofundar ainda mais a geminação que une as cidades da Horta e New Bedford há mais de 50 anos, promovendo e estabelecendo ainda mais parcerias futuras que promovam a cultura e a preservação da memória da nossa ligação histórica”, afirmou o edil faialense.
Na reunião realizada em New Bedford, Carlos Ferreira reforçou o convite para o autarca norte-americano participar nas comemorações do 65ª aniversário do Azorean Refugee Act, que se assinalam este ano.
“Este ano o Município da Horta pretende honrar e mostrar gratidão a John F. Kennedy e John Pastore por este tão importante acontecimento, que permitiu que milhares de açorianos tivessem a oportunidade de melhorar a sua qualidade de vida em território norte-americano”, declarou o autarca, que espera contar com a presença de Jon Mitchell nas comemorações da aprovação do diploma, a realizar na Horta.
O Presidente da Autarquia faialense foi convidado pelo Grupo de Chamarritas Roda Cheia do Faial que se encontra em deslocação à costa leste dos Estados Unidos, junto da comunidade emigrante, e que entre outros momentos, participará nas comemorações do Dia de Portugal em Fall River.