Presidente da Câmara apela à reafirmação dos valores de Abril
A Câmara Municipal da Horta assinalou os 49 anos da Revolução dos Cravos com festividades na Praça da República, Mercado Municipal e Teatro Faialense.
“Celebramos os valores da Revolução de Abril, a liberdade, a igualdade, a fraternidade e a instituição do poder local e da democracia, valores que foram recuperados para o Faial, para os Açores e para Portugal, com a Revolução de 25 de Abril de 1974”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Horta ma abertura das comemorações.
Para Carlos Ferreira, “hoje, mais do que nunca, esses valores deverão ser reafirmados e reforçados todos os dias. Temos de mostrar que somos merecedores do legado que um conjunto de homens, sem sede de fama ou vaidade, nos depositou em mãos”.
No evento “VIVA! LIBERDADE”, promovido pelo Município, o Presidente da edilidade salientou que “este executivo tem privilegiado a política de diálogo institucional com os presidentes de Junta, as associações e as empresas, forças motoras e transformadoras do concelho”, exemplificando com alguns projetos essenciais criados pelo Município como a Estratégia Local de Habitação (ELH), o programa municipal de apoio ao arrendamento habitacional FAIAL HABITA, o programa de apoio à natalidade “Nascer no Faial”, o programa de apoio aos estudantes “Bolsa 12”, ou o Projeto “Bem-estar Docente”.
O autarca recordou ainda que face à conjuntura atual “o presente obriga-nos a voltar a Abril e aí encontrar a inspiração para enfrentar as dificuldades do nosso tempo, lutando, hoje como há 49 anos, pela dignidade do povo português”.
No dia em que se comemorou a Revolução dos Cravos não faltaram na Praça da República as tradicionais sardinhas, momentos de dança, música de Abril, folclore e chamarritas. No Mercado Municipal houve também atividades para os mais novos, como ateliers para as crianças, teatro e jogos tradicionais, e ainda a exposição dos trabalhos do workshop de Serigrafia Artesanal, promovido pela autarquia e exposição dos maios.