• geral@cmhorta.pt
  •  +351 292 202000 (rede fixa nacional)
  • GAM Dias úteis: 8:45 - 16:00
 

Câmara da Horta aprova por unanimidade o Plano de Segurança da Água e Plano de Comunicação para Situações de Emergência relacionadas com a Qualidade da Água do concelho

Foi aprovada, por unanimidade, a proposta de Plano de Segurança da Água e Plano de Comunicação para Situações de Emergência relacionadas com a Qualidade da Água do concelho da Horta.

“A Câmara Municipal da Horta encara o abastecimento de água para consumo humano como uma prioridade, reconhecendo a sua qualidade como fundamental para a saúde da população, do turismo e basilar para a economia local” referiu o Vereador Eduardo Pereira.

Ambos os documentos foram elaborados de acordo com o quadro de referência preconizado pelas Guidelines for Drinking Water Quality da Organização Mundial da Saúde, garantindo desta forma o alinhamento com as melhores práticas internacionais.

Com a aprovação do Plano de Segurança da Água fica o Município dotado de uma ferramenta preventiva, baseada na avaliação e gestão do risco, que visa garantir que a qualidade da água fornecida é sempre boa tendo em vista a proteção da saúde pública, sendo suportado pela análise de perigos e avaliação do risco efetuada sistematicamente ao longo do sistema de abastecimento de água, desde a captação de água bruta, passando pelo processo de tratamento da água, pela rede de distribuição e rede predial até à torneira dos consumidores.

Quanto ao Plano de Comunicação para Situações de Emergência Relacionadas com a Qualidade da Água, segundo o vereador com o pelouro, “o Município da Horta procurar estar dotado de capacidade de resposta pró-ativa, rápida e eficaz durante uma situação de emergência que possa influenciar negativamente a qualidade da água, envolvendo todas as partes interessadas”.

A existência destes planos dá, igualmente, cumprimento às obrigações legais previstas pelo Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro, que altera o regime da qualidade da água para consumo humano, transpondo as Diretivas nº 2013/51/EURATOM e 2015/1787.

 

Todos os sites do Município da Horta utilizam cookies. Ao navegar está a concordar com a sua utilização.
Mais informações